
Alguns problemas no ouvido podem requerer cirurgia. Existem desde procedimentos mais simples, como a drenagem de líquido ou infecções, até a retirada de tumores da região.
Tubo de ventilação (dreno de ouvido):
É uma das cirurgias mais realizadas no mundo, principalmente em crianças. Serve para drenar líquido ou infecções da região da orelha média, ou seja, o espaço que fica atrás da membrana do tímpano. Para isto, é necessário realizar um pequeno furo no tímpano e a colocação de um dreno (veja foto abaixo). O procedimento é realizado por dentro do canal do ouvido.

Timpanoplastia:
É a cirurgia de reconstituição da membrana do tímpano. Pode ser realizada por dentro do canal do ouvido ou por um corte atrás da orelha. Se usam enxertos da própria pessoa para formar uma plataforma, em cima da qual o tímpano tende a se regenerar.

Mastoidectomia
É uma cirurgia que normalmente se faz para tratar as otites crônicas (como o colesteatoma). Estas doenças normalmente causam vazamentos frequentes no ouvido e levam à perda de audição. Se não tratadas, podem levar a problemas ainda mais graves. É uma cirurgia maior, com mais riscos devido à região delicada onde se encontra.

Estapedotomia (ou estapedectomia):
É a cirurgia para tratar a perda de audição causada pela otosclerose (ou otoesclerose). Nem todos os pacientes com esta doença conseguem se beneficiar desta cirurgia, portanto é importante realizar uma boa avaliação previamente ao procedimento. Tem como intuito a substituição de um dos ossos do ouvido, o estribo, por uma prótese.

