
O zumbido é um sintoma, e não uma doença. Na maioria das vezes, tem origem no ouvido, mas também pode ter relação com áreas próximas, como a articulação da mandíbula (ATM) e o pescoço.

Para correta identificação e tratamento, o zumbido requer sempre a avaliação do otorrino, bem como a realização de exames.
Todas as causas de perda de audição podem levar ao zumbido. Por vezes, o sintoma da tontura também pode estar relacionado.

Nem sempre o incômodo causado pelo zumbido será proporcional ao problema que o causou! Por exemplo, mesmo pequenas perdas auditivas podem causar zumbido bastante desagradáveis. É importante consultar um especialista para saber em qual situação seu zumbido se encaixa.
São sintomas que estão relacionados a diferentes questões auditivas, neurológicas e até mesmo psicológicas. É fundamental realizar uma avaliação adequada com especialistas e com exames. Assim, podemos entender melhor as origens destes problemas e aprendermos a lidar com eles.
Misofonia: é a aversão a certos tipos de som, que pode gerar sensações desagradáveis.
Hiperacusia: é a percepção de que certos sons são ouvidos de forma mais alta, dificultando a tolerância aos sons de maior intensidade
Fonofobia: é a reação de medo ou forte ansiedade a alguns tipos de som, que pode ser gatilho para outros sintomas, como a tontura ou dores de cabeça
Todos estes sintomas podem gerar fortes reações emocionais, causando prejuízos sociais e laborais. Se você sofre de algum destes sintomas, é importante uma avaliação com o otorrinolaringologista para melhores esclarecimentos.
